Andorinha Dorinha no facebook

Andorinha Dorinha

Quando a marca chegou por aqui, a proposta era dar vida no meio digital para Dorinha, a mascote dos Azeites Andorinha. Originada de uma campanha off-line criada pela agência NBS, a personagem já havia estrelado merchandisings no programa Mais Você, de Ana Maria Braga, além de anúncios em revistas e ações de PDV – posicionada como a namorada do Louro José, a aceitação foi imediata por parte do público da atração.

No online, entretanto, ela precisava atingir um novo público, mais jovem, mais antenado com o que acontecia na web. Para isso, foram criadas uma página no Facebook e um perfil no Instagram com linhas editoriais que mais pareciam um diário. E foi assim que optamos por apresentar tudo em textos na primeira pessoa, cheios de leveza, descontração e despretensão sempre na voz da Dorinha.

Exatamente por isso, memes e brincadeiras sempre fizeram parte do cotidiano dos canais sociais. E, por se tratarem de perfis de uma personagem, haviam sempre caracterizações: teve chapéu de Papai Noel, orelhinha de Coelho da Páscoa, rosa no biquinho para o aniversário do cantor Roberto Carlos e até uma volta ao tempo, com avatar de bebê, para o Dia das Crianças.

Divididas por seções que variavam de acordo com o público, as receitas sempre traziam o azeite como fonte de gordura (manteiga, por exemplo, era substituída) e até mesmo o arroz com feijão ganhava o ingrediente em seu preparo – justamente para posicionar o produto como um gesto de amor aos pratos servidos e inserindo-o não como um luxo, mas como uma questão de saúde, tempero.

As categorias funcionavam separadas entre sugestões rápidas, repaginadas, pra família toda ou gourmets. Além disso, para driblar os 20% de texto exigidos para o patrocínio de posts no Facebook, adotamos a publicação do modo de preparo e ingredientes nos comentários, em uma nova foto.

Com interações respondidas na persona da Dorinha, em que beijos eram substituídos por bicadinhas e muito mais, também obtivemos ótimos resultados em engajamento.

Confira o Business Case do Facebook!