No futebol americano, o chute que inicia a partida é chamado kick off. O que nem todo mundo sabe é que esse esporte é sobre conquistar território, e a posição em que a bola toca o chão após o primeiro chute (seja pelo tackle ou na end zone) define a altura do início do ataque.
Quando estamos falando de marketing, kick off é sobre “avançar” na comunicação. É uma reunião que representa o pontapé inicial, um momento para alinhar o propósito e as expectativas de todos os envolvidos, além de identificar e compreender as reais necessidades da marca.
Afinal, o primeiro passo para agregar valor ao cliente é entender seu negócio e objetivos de marketing. As pessoas são diariamente expostas a uma avassaladora quantidade de anúncios e, na verdade, grande parte desse conteúdo não impacta o consumidor como gostaríamos, o que representa um enorme desperdício de tempo, habilidade e dinheiro. Você já parou para pensar por que isso acontece?
Agência parceira de negócios
Se a agência é um verdadeiro parceiro estratégico do negócio, o seu objetivo é garantir o sucesso do cliente. Por isso, antes de partir para o planejamento e desenvolvimento de uma linha editorial para começar a “mostrar resultados”, ela precisa entender os objetivos do negócio.
Dessa forma, alguns elementos precisam estar bem definidos. Dentre eles, a proposta de valor da empresa, o público alvo, as personas, o mercado, a oferta, os pontos fortes e o diferencial da comunicação e a percepção da marca pelo público.
O kick off serve exatamente para apresentar pessoas, compartilhar visões, definir papéis, prioridades, criar um calendário de execução e definir como será medido o sucesso de cada etapa. Com isso, todos os membros do time (cliente e agência) são inseridos dentro de um mesmo contexto, o que é o primeiro passo para garantir o sucesso da estratégia e evitar ações desnecessárias.
Esse também é o momento ideal para que toda a equipe compreenda o processo, tire dúvidas sobre a execução das etapas, as metas e as ferramentas que serão utilizadas. Somente após todos esses pontos serem alinhados, será possível desenvolver uma estratégia e definir os indicadores de performance das campanhas e ações, e isso a torna uma etapa importante do processo de comunicação da marca.
Mais produtividade a partir do alinhamento
Como principais benefícios de um kick off bem feito temos o aumento da produtividade e eficiência da equipe. Com uma visão clara dos objetivos a serem alcançados, cada talento envolvido pode desenvolver suas habilidades com confiança e oferecer soluções alinhadas com os resultados esperados.
Ter clareza sobre o projeto, além de contribuir para uma estratégia mais realista, evita retrabalho, otimiza os recursos disponíveis e contribui para potencializar ganhos.
É verdade que muitos projetos falham pela falta de planejamento. O mesmo vale para o excesso de planos e baixo nível de entrega. Certamente, a estratégia pode mudar ao longo do tempo e, por isso, sprints periódicos deverão ser feitos para que a agência possa ajustar a comunicação e se manter alinhada aos objetivos e expectativas reais do cliente.
Ainda assim, o kick off é extremamente importante porque permite que todos os envolvidos na comunicação alinhem a visão dominante do projeto, que sempre será o Norte da comunicação, independentemente dos ajustes realizados. No marketing, assim como no futebol americano, um kick off bem feito nos deixa um passo mais perto do objetivo final.
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