A importância do PR Estratégico para o posicionamento da marca

A importância do PR Estratégico para o posicionamento da marca

A SoftwareONE ganhou destaque na HOME do portal R7 sobre Health Techs contra a Covid-19. O Instituto ABIHPEC ganhou destaque em reportagem na Rede Globo sobre oficinas de maquiagem para mulheres em tratamento oncológico. O que eles possuem em comum, mesmo sendo de áreas completamente distintas? Uma estratégia consistente, baseada em conteúdo gerado a partir do profundo conhecimento do negócio do cliente.

Os diferentes canais e formatos de conteúdos podem ganhar ainda mais força se bem trabalhados na mídia espontânea, considerando sempre a utilidade para o veículo em questão. A grande sacada da equipe da Pólvora “estalou” depois de muito estudar o portfólio de ofertas, perfis de clientes e o mercado de atuação. Daí veio a ideia de trabalhar as startups, em meio a um vasto repertório de produtos e serviços já consolidados.

O pavio

Por acompanhar atentamente a onda de startups e surfar com diferenciais adequados, a SoftwareONE soube endereçar soluções sob medida para uma geração que tem fome por inovação e a inquietação de quem não tem paciência e exige respostas rápidas às suas requisições. A companhia criou um modelo de “clube de parceiros inovadores”, o ONEClub, para startups com bons projetos na prancheta, em busca de recursos tecnológicos e financeiros para escalar o negócio. Durante a pandemia, impôs velocidade para incentivar Health Techs a aliviar o sofrimento de milhares de pessoas com este momento do “Novo Normal”.

Definido o “gancho”, o desafio foi levantar todas as informações de forma ágil e com integridade de dados, num processo que sempre envolveu aprovações de todas as empresas envolvidas e ajustes até a montagem da pauta final. Tendo o tema apropriado para a mídia e informações de alta relevância para o momento foi iniciado o processo de divulgação. O sucesso você verifica aqui.


Um evento inusitado

O Outubro Rosa já é uma data bem conhecida no calendário nacional. No entanto, as reportagens ao longo dos anos se tornaram repetitivas, ainda sim sem deixar de mostrar o seu importante valor e referência à data. O programa De bem com Você – A Beleza Contra o Câncer tem como objetivo oferecer gratuitamente oficinas de automaquiagem para mulheres, que estão em tratamento oncológico, a fim de proporcionar uma melhora na aparência comprometida pelo tratamento e como consequência elevar a autoestima e promover qualidade de vida durante e pós-tratamento.

Acendeu uma ideia

Tradicionalmente, o programa com pacientes em tratamento oncológico é promovido e realizado em hospitais, junto a um público-alvo muito fragilizado. Sendo assim, o cuidado com o tema foi muito considerado. A equipe da Pólvora se reuniu e teve a ideia de trabalhar o Outubro Rosa dentro de uma pauta em formato diferente, mostrando como uma grande oficina de maquiagem em pleno calçadão da av. Paulista, a céu aberto, em frente ao prédio da FIESP também poderia mostrar o seu grande valor. Sucesso. Além da chamada do apresentador, foi feita também a reportagem e entradas por motolink ao longo do programa. Confira aqui.

Vídeo De Bem Com Você

Vídeo De Bem Com Você
O PR estratégico prepara a marca para uma jornada completa. Você está preparado?

A internet trouxe muitas oportunidades para as empresas divulgarem seus negócios, novidades e diferenciais. Criou-se uma verdadeira febre para as marcas estabelecerem suas próprias páginas nas redes sociais, porém poucas perceberam que, simultaneamente, também ampliaram os canais de SACs (Serviços de Atendimento ao Consumidor), acrescentando mais um cuidado em relação aos conteúdos publicados a respeito do nome da empresa e de suas ofertas.

O PR também foi impactado com as mudanças, ampliando a sua responsabilidade na defesa e construção da reputação de uma marca no âmbito digital. A credibilidade de uma notícia, hoje, tende a ser endossada em matérias publicadas em mídias tradicionais e replicadas em seus canais digitais, assim como em blogs de grande credibilidade.

Mas o ponto é que isso tudo não se faz no modelo antigo, ou seja, quando o cliente basicamente demanda a sua assessoria para comunicar determinada informação.

Planejamento não é mais uma opção!

O surgimento e adoção de tantos canais digitais e tradicionais, arquiteturas de informação (texto, foto, vídeo, etc), linguagens, imagens e integração com as demais iniciativas de marketing, tornou-se praticamente impossível simplesmente “sair fazendo” a comunicação sem uma boa estruturação, sem uma pensada estratégia que podem e muitas vezes devem impactar na geração de leads, por exemplo.

Aspectos Estratégicos que devem ser considerados

Quais os temas de interesse e como eu devo adequá-los ao meu público?

Temas

Quais canais eles acessam ou simplesmente assinam?

Canais

Qual o perfil do público e em que regiões ele está?

Público Perfil do Público

Como a estratégia de PR se integra aos demais canais digitais e como gerar leads?

Leads

O que deve ser priorizado dentro de mix de comunicação, de acordo com os objetivos do negócio?

Plataformas
Qual estratégia de PR? Press release, pauta, artigo…?

Neste caso optamos pelas pautas sob medida. A estratégia foi trabalhar o conceito do MBA brasileiro versus o EMBA, MBA Executivo de uma instituição internacional que exigia um alto grau de experiência do candidato, mas que no final ele conquistava um diploma norte-americano e estava apto a exercer uma sólida carreira executiva. Confira os resultados abaixo.

Folha São Paulo Estado de São Paulo O Globo Exame - Valor

Você - Época
Conclusão: conforme apontado no planejamento do PR estratégico, o público-alvo tinha suas preferências de leitura e participação em redes sociais, no entanto, ainda desconhecia o conceito do EMBA. O ponto forte foi despertar o interesse da imprensa, respeitando a utilidade pelo tema na época e inserindo o cliente da forma mais adequada possível. Conseguimos conquistar espaço em grandes mídias do país.

Agora que você viu alguns dos cases, vamos falar sobre a sua demanda?