ESTÁ NA HORA DE TER UMA NOVA EXPERIÊNCIA COM UMA AGÊNCIA?

"As métricas de vaidade, como fãs, seguidores, comentários e compartilhamentos, ficaram para trás. Temos algumas iniciativas já bem resolvidas. Estamos buscando uma agência que nos ajude a pensar no negócio em si e não apenas em plano editorial, métricas de engajamento e mídia de performance. Nossa equipe de marketing é enxuta e a pressão por resultados é enorme."

ESTÁ NA HORA DE TER UMA NOVA EXPERIÊNCIA COM UMA AGÊNCIA?

Entender o que acontece no digital não é um mérito, mas sim um pré-requisito para uma agência atuar neste mercado que evolui muito rápido. Isso pode ser atribuído aos anos de estrada em trabalhar para entender o negócio do cliente, mesmo antes de propor uma estratégia de comunicação.

A Pólvora foi idealizada em 2006 e criada em 2008. Nestes 12 anos de estrada foi possível atender a dezenas de marcas no B2B e B2C. A seguir te contamos um pouco mais dessa jornada.

O NOSSO APRENDIZADO VIROU UMA GRANDE EXPERIÊNCIA

Alimentos, Serviços, Terceiro Setor, Pet, Tecnologia e Educação foram alguns dos segmentos em que a Pólvora aprendeu muito. Cada um com o seu DNA e suas expectativas. Fato é que sem isso não tínhamos como oferecer o nosso importante diferencial: a visão de uma consultoria com a pegada de uma agência na operação. Tivemos a oportunidade de desenvolver planejamentos estratégicos de comunicação e marketing. Fomos além, participando da elaboração em planos de negócios que mudaram a vida dos nossos clientes.

FAZ SENTIDO PRA VOCÊ?

Então vamos em frente. Uma das coisas boas para o seu estágio de maturidade é que o digital não é mais novidade. Vamos juntos fazer um check de pontos que podem melhorar?

Visão integrada do negócio com a comunicação: algumas marcas possuem valores que não são transmitidos em sua comunicação de maneira eficaz. Isso deixa o time comercial aborrecido e as estratégias não suportam vendas.

Erros recorrentes na operação: a falta de governança da agência tem impactado nos esforços do marketing e no digital. Isso, além de imperdoável, gera prejuízos reais ao negócio.

Conteúdos com formatos inadequados: o digital permite uma série de variações de conteúdos que são atribuídos aos seus canais. A forma e a frequência, alinhado com os investimentos em mídia, otimizam os resultados de uma campanha. Mas nem sempre isso é feito de forma adequada.

Falta de KPIs claros: se a sua fase já não é motivada por métricas de vaidade, o que define os objetivos de um trabalho? Sabemos que diferentes ofertas, diferentes públicos e diferentes budgets devem ter expectativas próprias. Mas se tudo isso não fica claro, como medir o real retorno do seu investimento?

Alinhamento da agência x cliente: assim como muitos colaboradores sofrem para entender as novas diretrizes da empresa, assim que o ano fiscal entra, algumas agências insistem em continuar usando os mesmos recursos e estratégias do passado. Isso gera uma irritação absurda e uma grande perda de tempo.

Influenciadores estão no seu mix? Conteúdo, arte, midia, PR, eventos, app, entre outros, já não surtem efeito, mas os influenciadores não entraram no mix. Eles trazem para a marca um público próprio que muitas vezes não entram no escopo das campanhas. Isso pode funcionar.

Geração de leads com baixa conversão: várias são os fatores que podem dar errado em campanhas de geração de leads, no entanto, os testes A/B estão aí para desafiar a agência a buscar incessantemente o caminho do sucesso.

O QUE FAZER
DAQUI EM DIANTE?

IMPORTANTE SEGUIR ALGUNS
PASSOS QUE NÃO PERMITEM ATALHOS:

1
Sempre que estiver pensando em contratar ou trocar de agência, verifique se os pontos acima foram bem respondidos em sua call/videoconferência.
2
Cobre campanhas com testes A/B e veja os resultados crescerem. Diversifique, arrisque.
3
Revise o seu mix de comunicação e veja se algo ficou de fora. Faça um benchmark dos concorrentes.
4
Peça para a agência detalhar o processo de governança das campanhas. Como será o trabalho e a rotina de integração entre as equipes. Faça checkpoints semanais e torne-se parte do trabalho de comunicação.
5
Estabeleça métricas de retorno e relatórios de desempenho factíveis e incite as desafiadoras.
6
Permita um ambiente amistoso e de parceria, onde ninguém tenha medo de falar o que deu certo e o que deu errado. Só assim o trabalho vai evoluir.

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