Faça comunicação, não lives

Faça comunicação, não lives

Todos os dias, abrimos as redes sociais e nos deparamos com lives de empresas, cantores e amigos. A quarentena criou o contexto e a tecnologia abundante trouxe a viabilidade. E daí em diante todos saíram testando o formato, mas será que essa é a maneira mais eficiente?

Em comunicação é natural pensarmos que ao aderir à uma tendência ganhamos quase que automaticamente mais visibilidade. Mas há muitos fatores que impactam no sucesso de qualquer ação de comunicação. O primeiro deles é o mais básico de todos: planejamento.

Planejar lives não é apenas pensar na ação em si, mas revisitar toda a estratégia de comunicação e avaliar como esse formato apoiará as metas definidas, potencializará as demais frentes de atuação e reforçará as mensagens da marca para o público.

A busca por soluções de pouco contato social são irreversíveis e irão ditar o tom de várias estratégias de comunicação. Vamos ter que lembrar disso sempre que planejarmos qualquer coisa (e demorará para nos acostumarmos definitivamente), mas isso não se resume a “fazer mais lives”. Ampliar formatos e o uso de tecnologia deve fazer parte de um contexto, integrando canais, formatos e dinâmicas que podem ser aproveitadas.

Na Pólvora, pensamos em todas as ferramentas que possam potencializar a live e todas as ações que se beneficiam dela. É essencial planejar a mídia, postagens, quais os temas a serem trabalhados, a periodicidade dos streamings e os resultados esperados.

Com a visão estratégica definida, partimos para execução, tratando cada live como uma campanha. Começamos a comunicá-la bem antes de sua execução, sempre com abordagens diferentes e avaliando regularmente o retorno (inscritos no evento, perguntas enviadas, compartilhamentos com marcação de amigos, etc.). Com isso, mudamos a linha criativa das peças, ajustamos os roteiros e definimos o investimentos de mídia. É com essa visão que trabalhamos o antes, o durante e o depois da live, potencializando seus resultados.

Exemplos de lives profissionais com médicos-veterinários.Exemplos de lives profissionais com médicos-veterinários.

Exemplos de lives profissionais com chefs e cozinheiros.Exemplos de lives profissionais com chefs e cozinheiros.

Mas por que tanto cuidado? Parece fácil fazer lives, basta uma solução de streaming, um apresentador e pronto, é só transmitir. Se aproveitar do dinamismo do formato é importante, mas pense na exposição que a ação traz para a sua marca. Fazer isso de forma bem pensada e com abordagem e conteúdos adequados demonstrará uma marca segura, bem posicionada e que realmente agrega valor ao seu segmento de mercado. Mas há também o risco de uma ação mal executada fragilizar toda a estratégia de comunicação de marca, que muitas vezes vem sendo desenvolvida de maneira cuidadosa por anos.

Ou seja, há um grande potencial nessas ações, mas não basta ligar a câmera do celular, a primeira coisa a se fazer é pensar no propósito da iniciativa.

Quer saber mais sobre como desenvolvemos esse processo? Entre em contato conosco! 😉