Para uma empresa com muito tempo de atuação, que foi crescendo e diversificando negócios e produtos ao mesmo tempo em que aprimorava o mercado, chega um momento em que os caminhos a serem seguidos devem ser reavaliados. Foi assim com o Grupo Ganep, um conglomerado de empresas focado em Nutrição Humana fundado há mais de 40 anos pelo médico nutrólogo e empresário Dr. Dan Waitzberg.
Em 2020, fomos chamados para uma avaliação da empresa e recomendamos um projeto de rebranding, envolvendo o entendimento profundo do propósito do grupo e suas empresas e a definição de caminhos para a revitalização da imagem e das conexões com o público. Um trabalho que está sendo implantado com muito sucesso e que queremos compartilhar com vocês.
Estabelecendo a “via de mão dupla”:
O primeiro passo dessa jornada foi a criação de uma estrutura de escuta junto aos agentes envolvidos na essência da comunicação da empresa. Para isso, fizemos entrevistas qualitativas e pesquisas quantitativas.
- Os primeiros entrevistados foram os executivos do Ganep. Conversamos com todos, buscando entender fatos e percepções sobre os negócios, público e posicionamento de mercado. Com essas entrevistas, criamos um CANVAS de competitividade e hipóteses para serem validadas com os demais grupos.
- O segundo grupo entrevistado foi o de executivos dos maiores clientes corporativos do grupo. Ouvimos esse grupo e confrontamos as hipóteses levantadas junto ao primeiro grupo. Com isso, chegamos a um questionário estruturado para seguirmos com uma abordagem mais quantitativa com nosso terceiro grupo de escuta: os públicos-alvo de cada negócio.
- O terceiro grupo compreendeu a sondagem online da base de público das empresas. Foram quase mil respondentes que confirmaram ou retificaram algumas hipóteses. Com isso, fechamos esse ciclo de escuta e diagnóstico do negócio e suas percepções.
Planejando uma nova estrada:
A partir daí, fizemos um Deep Diving com nossa equipe multidisciplinar para avaliar problemas e oportunidades e criar um planejamento eficiente com caminhos para o Grupo e seus negócios. Esse trabalho envolveu:
- A definição do posicionamento estratégico do grupo e suas empresas;
- A atualização da expressão gráfica das marcas: novos logotipos e manuais de marca;
- O estabelecimento de diretrizes de aplicação das marcas – em conjunto e individualmente;
- Planos de comunicação por cluster;
- Plano de ação, com base em gestão de projetos, para orientar as ações de implantação do novo branding project.
Estamos agora num ciclo de implementação baseado em Sprints semanais com um Squad multidisciplinar formado por profissionais da agência e do Ganep. As mudanças são visíveis e esperamos que elas direcionem o caminho de continuidade para mais 40 anos de sucesso. Parabéns Grupo Ganep.
Quer conhecer mais sobre este e outros casos de branding? Entre em contato conosco.