Matriz de Comunicação Digital – muito mais do que Redes Sociais

Matriz de Comunicação Digital – muito mais do que Redes Sociais

No post anterior, Mario Soma falou sobre como diversificar o mix de marketing digital sob a ótica do potencial do mercado (não viu? Leia aqui).

Aqui na Pólvora, enxergamos essa diversificação um pouco além: o diferencial da presença online está em construir uma “matriz de comunicação digital” que permita o melhor uso das redes sociais e ferramentas de mercado (especialmente as gratuitas) e, ao mesmo tempo, uma menor dependência desses canais.

Com a crescente importância da comunicação digital para as empresas, é essencial que cada marca tenha uma estratégia completa para gerenciar sua presença online. Essa estratégia vai além das redes sociais e inclui outras ferramentas e canais com maior poder de gestão pela marca – como seu próprio website, landing pages, e-commerce, além do uso de outras plataformas de mídia e colaboração de influenciadores.

De acordo com a pesquisa Digital 2021, realizada pela Hootsuite em parceria com a We Are Social, o número de usuários de mídias sociais em todo o mundo cresceu para 4,2 bilhões de pessoas, o que representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior. No entanto, ter apenas uma presença nas redes sociais não é suficiente para garantir uma participação digital forte e consistente.

As redes sociais estão sujeitas a mudanças frequentes em suas políticas e algoritmos, o que pode afetar o alcance e o engajamento das marcas, mesmo em suas estratégias de mídia paga nesses canais. Além disso, as redes sociais não oferecem total controle sobre a exposição da marca e não permitem que as empresas gerenciem sua presença de forma independente.

Por isso, é essencial que cada marca tenha uma matriz de comunicação digital completa que permita às empresas gerenciar sua presença digital de forma mais estratégica e eficiente. Isso inclui a criação de conteúdo de qualidade para o website da empresa, a construção de uma presença em outras plataformas de mídia e o desenvolvimento de landing pages e outros canais, como e-commerces e marketplaces.

De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot, empresas que utilizam uma estratégia de marketing digital mais ampla alcançam um ROI (Return on Investment) 30% maior em suas atividades de marketing digital do que aquelas que se concentram exclusivamente nas redes sociais. A pesquisa também mostrou que empresas com blog têm um número de leads 67% maior do que aquelas que não possuem.

Assim, ter uma matriz de comunicação digital completa permite às empresas construir um relacionamento mais sólido com seus clientes. De acordo com a pesquisa realizada pela Accenture Strategy, 61% dos consumidores preferem comprar de marcas que oferecem experiências personalizadas e relevantes (também escrevemos sobre isso, leia aqui). Com uma estratégia de marketing digital eficiente, as empresas são capazes de criar uma abordagem mais consistente e personalizada, gerando mais engajamento e fidelidade por parte dos clientes. E, na construção dessa matriz, há outra estratégia-chave: o marketing de influência.

Uma matriz de comunicação digital completa também pode incluir a colaboração de influenciadores digitais. De acordo com uma pesquisa da Influencer Marketing Hub, o marketing de influência pode gerar um ROI médio de US$ 6,50 para cada dólar gasto. No entanto, é importante que as marcas selecionem cuidadosamente os influenciadores com quem colaboram, para garantir que a parceria seja autêntica e relevante para o público-alvo da marca (falamos também muito sobre isso neste outro artigo). Ao incluir o marketing de influência em sua estratégia de comunicação digital, as marcas podem ampliar sua presença online e se conectar com novos públicos de maneira mais eficaz e ter, assim, ainda mais gestão sobre sua presença digital.

Como concluiria o Chat GPT: em resumo, ter uma matriz de comunicação digital completa é essencial para as empresas que desejam ter uma presença digital forte e consistente. Além de ajudar a construir relacionamentos sólidos com os diversos clientes e stakeholders, ter uma matriz eficiente permite que as empresas gerenciem melhor suas atividades de marketing digital e alcancem um ROI mais alto. 🤑

Jair Tavares
Sócio-Diretor

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Jair Tavares
Jair Tavares

Cofundador e Head B2C da Agência Pólvora

Há mais de 24 anos contribui com sua experiência em planejamento de marketing, branding e Inteligência Competitiva para ajudar empresas no segmento B2C a atingirem seus objetivos estratégicos.