NÃO É O DIGITAL QUE VAI AJUDAR A SUA MARCA A CRESCER.

"O meu site está desatualizado. As redes sociais não são convidativas. É complicado investir em mídia, com bons resultados. A tecnologia está presente em todas as partes. OK, facilita a vida por um lado, mas em certos momentos eu me perco com tantas opções. Tudo parece que ficou complexo e caro. Quer dizer, eu acho que é caro porque eu não entendo bem como eu ganho com tudo isso."

NÃO É O DIGITAL QUE VAI AJUDAR A SUA MARCA A CRESCER.
Se você está buscando uma agência de comunicação para ajudar a melhorar a visibilidade da sua marca por meio de todos esses recursos que tiram o seu sono, lamento informar que você está seguindo pelo caminho errado. Hoje nem é necessário uma agência para colocar em prática todo esse escopo. Existem disponíveis no mercado milhares de opções na linha do “faça você mesmo” e mais um milhão de sites que te ensinam como seguir a maneira mais barata.Depois de alguns meses, você terá dois sentimentos bons: um do dever cumprido e outro de colocar a sua marca mais bonita no ambiente digital.No entanto, um tempo depois, tudo vai parecer voltar ao cenário do primeiro parágrafo: site desatualizado, redes sociais…. e daí por diante. O ponto aqui não é “fazer”, mas sim “como fazer e como medir” se houveram bons resultados. É aí que a Pólvora atua.
PITCH - PLAY - PLUNGE
Você já pensou bem no papel do seu website? O que sempre foi considerado uma brochura digital institucional, com o mínimo básico necessário para alguém conhecer a sua marca, continua tendo esta finalidade, mas numa dinâmica diferente. Considere que a comunicação percorre um fluxo e seguimos 3 estágios necessários.

PITCH | CHAMAR A ATENÇÃO

Pode ser um post nas redes sociais ou mesmo um anúncio do Google, Facebook, etc.

PLAY | INTRODUZIR UM ASSUNTO

Pode ser um post no seu blog que dê mais substância ao que foi gerado no PITCH.

PLUNGE | ENGAJAR O INTERESSADO

Um material mais denso que faça com que a pessoa registre o seu email, nome, empresa e dê um sinal de que se interessou de fato pelo tema que passou pelo PITCH, PLAY e agora no PLUNGE ele se identificou, preenchendo um formulário.

FAZ SENTIDO PRA VOCÊ?

Então vamos em frente. O seu website (sim) precisa ser agradável e ter a personalidade da marca, endereçar um conteúdo adequado e respeitar a navegabilidade de quem o acessa. Isso significa pensar nos cliques certos, de forma objetiva, sem rodeios e sem tirar a paciência do visitante. Dentro do website terá uma área para um blog, por exemplo, onde ele verá o seu post e, a qualquer momento, terá acesso ao conteúdo rico (ebook, infográfico, mini guia, video, etc) que, de forma espontânea, dará permissão para você enviar um email com o link deste conteúdo rico.

Nas redes sociais, o trabalho também é desafiador, pois existem formatos, linguagem, tom verbal e frequência adequados à sua marca. E isso também não depende de tecnologia digital, mas sim de uma estratégia consistente que entenda o perfil de consumo de informação do seu público-alvo.

Porém, como já é sabido, raras são as marcas que conseguem atrair e engajar seu fãs sem investimento em mídia. As próprias plataformas restringem o alcance de visibilidade para forçarem as marcas a investirem em mídia, o que é justo. Aqui também não depende de tecnologia digital, mas sim do conhecimento em saber segmentar o seu público e otimizar as campanhas a partir do desempenho. As plataformas ajudam muito a orientar qual o melhor caminho, mas somente você saberá o tamanho do seu orçamento e a forma criatividade como vai divulgar a sua marca, correto?

Até aqui falamos de website, redes sociais e investimento em mídia de maneira bem simples e ampla, mas com uma sequência lógica.

O QUE FAZER
DAQUI EM DIANTE?

IMPORTANTE SEGUIR ALGUNS
PASSOS QUE NÃO PERMITEM ATALHOS:

1
Se você optar por trabalhar com uma agência, compartilhe tudo o que for importante do seu negócio: histórico do negócio, ofertas, canais de distribuição, parceiros de negócios, equipe comercial, público-alvo, cuidados a serem tomados, expectativas com relação ao trabalho, etc.
2
Crie um planejamento, no mínimo trimestral, com ajustes mensais de aprimoramento.
3
Peça para a agência detalhar o processo de governança das campanhas. Como será o trabalho e a rotina de integração entre as equipes. Faça checkpoints semanais e torne-se parte do trabalho de comunicação.
4
Peça para a agência detalhar o processo de governança das campanhas. Como será o trabalho e a rotina de integração entre as equipes. Faça checkpoints semanais e torne-se parte do trabalho de comunicação.
5
Estabeleça métricas de retorno e relatórios de desempenho.
6
Permita um ambiente amistoso e de parceria, onde ninguém tenha medo de falar o que deu certo e o que deu errado. Só assim o trabalho vai evoluir.

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