O que pode melhorar no seu marketing digital B2B para 2024?

O que pode melhorar no seu marketing digital B2B para 2024?

Com 2023 marcado pelo foco em faturamento via cross e up-sell na base de clientes, ao invés da conquista de market share, o planejamento de 2024 no marketing B2B se apresenta como um desafio ainda maior. Continuamos a contar com orçamentos restritos e forte concorrência.

No marketing digital atual, encaramos o aumento dos custos de anúncios e a saturação dos canais. Este cenário reflete um mercado brasileiro mais maduro e competitivo, exigindo estratégias de marketing mais sofisticadas e inovadoras.

Como foi a última década

A geração de leads, até recentemente, consistia principalmente em direcionar tráfego para sites e converter visitantes em leads por meio de formulários de contato. Esta metodologia, antes eficaz em um cenário de menor concorrência e custos publicitários reduzidos, tornou-se menos eficiente com as rápidas mudanças no marketing digital e no perfil do comprador B2B, que incluem:

🚩 Aumento de 50% no número de anunciantes no Brasil entre 2019 e 2021.

🚩 Crescimento de 54% no investimento em publicidade digital desde 2020.

🚩 Mudanças nos algoritmos do Google impactando o SEO.

🚩 Redução nas taxas de conversão de sites.

🚩 Predominância de Millennials e Gen-Zers entre os compradores B2B.

Conclusão: uma estratégia única já não é suficiente para gerar leads B2B qualificados.

Geração x captura de demanda para 2024

Buscar mais eficácia na geração de leads em 2024 será ainda mais complexo e exigirá uma abordagem diversificada:

Geração de demanda

☑️HOJE

Foco em capturar a atenção de um mercado ainda não ativo na busca pela sua solução.

Envolve ações educacionais para despertar interesse e estabelecer autoridade.

Resultados esperados a médio e longo prazo.

Testar recursos além dos formulários tradicionais.

🌟Incluir em 2024

Conectar-se com personas-chave, construir autoridade e educar sobre seu produto.

Diferenciação é chave: defina um tom de voz único e arrisque ser diferente.

Pessoas vendem, empresas desconhecidas não: conte com influenciadores e líderes da empresa para criar conexão.

Construa uma comunidade engajada ao redor do seu produto, marca ou segmento.

Foco na intenção como nova forma de segmentação.

Captura de demanda

☑️HOJE

Foco em empresas ativamente buscando soluções para seus problemas.

Resultados esperados a curto prazo.

Refinar estratégias para aprimorar a jornada do lead na busca ou na forma de encontrar a sua marca.

🌟Mais atenção em 2024

Foco em empresas com comportamentos que indicam um ciclo de compra ativo.

Experimente recursos e métricas que vão além de cliques em anúncios, visitas contínuas ao site e engajamento com newsletters.

Estas estratégias são essenciais para superar a saturação do mercado e alcançar resultados sustentáveis em um ambiente cada vez mais competitivo.

Mario Soma

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Mário Soma
Mário Soma

Cofundador, CEO e Head B2B da Agência Pólvora

Há mais de 35 anos contribui com sua experiência em marketing digital e PR para ajudar empresas a atingirem seus objetivos estratégicos no segmento B2B.