O lançamento de um podcast sobre cibersegurança pode ir além de uma ação de geração de conteúdo. Isso ocorre a partir do momento que o fator humano é inserido no centro da estratégia.
É exatamente essa a proposta do “Segurança começa pelo colaborador”, podcast da Nova8 desenvolvido em parceria com a Pólvora Comunicação.
Disponível no Spotify e com diferencial de ser viabilizado 100% por Inteligência Artificial, desde a criação dos roteiros até o uso de vozes sintéticas de alta qualidade, esta é uma ação inovadora com objetivo bem definido: democratizar o conhecimento em cibersegurança e reduzir vulnerabilidades humanas no cotidiano corporativo.
Dessa forma, é possível transformar temas técnicos de segurança digital em conversas acessíveis, práticas e diretamente conectadas à rotina das empresas.
Por que focar no comportamento humano?
A segurança digital de uma empresa não depende apenas de softwares robustos, mas fundamentalmente das pessoas que utilizam esses sistemas no dia a dia.
Essa constatação é comprovada por 3 estudos:
- De acordo com a Deloitte, 85% das empresas acreditam que a alta administração está totalmente comprometida com a segurança cibernética.
- De acordo com o Gartner, até 2027, 50% das empresas investirão em produtos ou serviços de segurança contra desinformação e estratégias de TrustOps.
- De acordo com a ISACA, 63% das empresas vêem a complexidade das ameaças como o principal fator de estresse.
Para garantir o discurso humanizado, no tom de “conversa real”, a IA aplicada para validação técnica e edição automatizada do podcast garante a cadência e a qualidade necessária para o consumo de áudio moderno.
Como aponta Luana Mita, head de marketing da Nova8, o objetivo é resolver um paradoxo: a segurança digital é vital, mas ainda pouco compreendida, independentemente do porte da organização.
“O impacto positivo acontece tanto para executivos, que precisam proteger seus investimentos e a continuidade do negócio, quanto para colaboradores, que no dia a dia tomam decisões simples, mas capazes de gerar riscos com impacto direto na receita”, explica Luana.

Episódios que conectam cibersegurança à rotina corporativa
Seis episódios do “Segurança começa pelo colaborador” já estão disponíveis, abordando temas centrais da cibersegurança aplicada ao dia a dia das empresas:
- Senhas: práticas seguras de criação e gestão.
- Phishing: como identificar e evitar tentativas de roubo de dados por e-mail.
- Engenharia Social: psicologia por trás dos ataques digitais.
- Comunicação Corporativa: riscos no uso de grupos de mensagens.
- Crachás de Acesso: segurança física como porta de entrada digital.
- Home office: segurança fora do ambiente físico da empresa
Cada episódio faz parte de uma jornada estruturada dentro do ecossistema de cibersegurança, que vai do compartilhamento de conceitos até a oferta de materiais técnicos e diagnósticos especializados
O papel da Pólvora Comunicação no projeto
A Pólvora Comunicação foi responsável pelo planejamento criativo, definição da narrativa, posicionamento editorial e pela estratégia de campanha e distribuição multicanal do podcast.
Para Mário Soma, CEO e head B2B da Pólvora Comunicação, o desafio foi estruturar uma comunicação capaz de conectar as dores reais dos gestores brasileiros com o avanço da maturidade digital do mercado.
“O resultado é um serviço de utilidade pública, mostrando que a cibersegurança pode ser compreendida como uma conversa clara, direta e aplicável”, destaca o executivo.

Deseja transformar conhecimento técnico em narrativas claras, impactantes e orientadas à decisão?
Entre em contato com a Pólvora Comunicação. Com 17 anos de atuação e mais de 140 clientes já atendidos, somos uma agência parceira capacitada a criar histórias de sucesso para as empresas.