Pólvora 15 Anos: De uma Faísca à Explosão Digital

Pólvora 15 Anos: De uma Faísca à Explosão Digital
Brindes distribuídos na festa de lançamento da agência Pólvora, que contou com a presença dos principais influenciadores da época.

Descobri que o press release completou 100 anos em 2006. Ainda na agência que eu fundei em 2001, a RMA Comunicação, decidi dar uma pausa no que eu fazia, desde 1991, para sair da minha bolha e ver quais eram as tendências no mercado. A partir de uma pesquisa surgiu a faísca de um novo negócio. Encontrei a mídia digital naquele ano e caí de cabeça no fenômeno das redes sociais. Blog, Orkut e influenciadores já apontavam um caminho que nos anos subsequentes transformaria o mundo.

Fui a várias rodas de conversas com os principais blogueiros da época, convidei importantes influenciadores para trocarmos experiências e, mais tarde, fundarmos a agência Pólvora. A visão no início, ainda incipiente, era de integrar a fascinante dinâmica da comunicação baseada no diálogo (two way) com a tradicional realidade corporativa (one way).

A missão foi árdua, porém muito válida: informar para os primeiros clientes e seu ecossistema que a comunicação na forma como conheciam cederia um enorme espaço para a mídia social. Na época, engenheiros, marqueteiros, médicos, vendedores e executivos foram impactados pelos nossos workshops e primeiras campanhas.

Os primeiros projetos

Mais do que visão, tivemos muita sorte em ter boas marcas nos apoiando nesta empreitada pioneira. A Pólvora começou suas atividades em 2008 com projetos pilotos a partir de empresas renomadas como TOTVS, Amadeus, InterSystems e Hospital Nove de Julho. Desenvolvemos estratégias de mídias sociais para a marca O Boticário para as campanhas Mamie Bella, Secrets e Dia do Consumidor, além de ações com influenciadores para a Fundação Grupo Boticário.

Vídeo mostra o making off e resultados do primeiro reality show feito no Brasil com mulheres gestantes e o produto Mamie Bella do O Boticário. Durante a campanha nasceram 3 bebês.

Trabalhamos para as dez principais marcas da 3M, entre elas: Post it, Littmann, Scoth, Scoth-Brite, Command, Nexcare. Elaboramos a campanha digital do lápis grip da Faber-Castell, com uso de realidade aumentada dentro do Facebook.

Vídeo mostra o making off da ação com alguns dos principais influenciadores na época, convidados para cobrir uma exposição sobre inovação.
App de realidade aumentada que permitia usar os lápis grip como baquetas de uma bateria: mais atratividade e engajamento.
App de realidade aumentada que permitia usar os lápis grip como baquetas de uma bateria: mais atratividade e engajamento.

Projetos B2B

No segmento B2B, tivemos projetos emblemáticos. Um deles foi o Paciente Informado com a InterSystems. A partir de encontros promovidos com médicos, pacientes, empresários e influenciadores, promovemos o debate sobre este tema, a partir de São Paulo e em Salvador (BA), que até hoje gera polêmica.

Médicos, empresários, pacientes e influenciadores reunidos para debater via Twitter o tema #pacienteinformado.
Médicos, empresários, pacientes e influenciadores reunidos para debater via Twitter o tema #pacienteinformado.

Outro projeto muito bacana e que marcou a entrada da agência Pólvora no setor de Turismo foi o roadshow realizado junto com os executivos da Amadeus pelas principais capitais do Brasil. A ideia principal era divulgar a nova solução digital da companhia para agências de viagens e ao mesmo tempo apresentar a cultura das mídias sociais, ainda incipiente para a época.

Painel de uma das palestras realizadas durante o roadshow de apresentação da solução digital da Amadeus.
Painel de uma das palestras realizadas durante o roadshow de apresentação da solução digital da Amadeus.

De lá pra cá, já se passaram 15 anos. Dessa explosão digital uma onda de ideias surgiu, propagando e gerando novas histórias para contar. E isso é só o começo! Continue nos acompanhando nessa jornada. Até mais!

Mário Soma

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Mário Soma
Mário Soma

Cofundador, CEO e Head B2B da Agência Pólvora

Há mais de 35 anos contribui com sua experiência em marketing digital e PR para ajudar empresas a atingirem seus objetivos estratégicos no segmento B2B.