Descobri que o press release completou 100 anos em 2006. Ainda na agência que eu fundei em 2001, a RMA Comunicação, decidi dar uma pausa no que eu fazia, desde 1991, para sair da minha bolha e ver quais eram as tendências no mercado. A partir de uma pesquisa surgiu a faísca de um novo negócio. Encontrei a mídia digital naquele ano e caí de cabeça no fenômeno das redes sociais. Blog, Orkut e influenciadores já apontavam um caminho que nos anos subsequentes transformaria o mundo.
Fui a várias rodas de conversas com os principais blogueiros da época, convidei importantes influenciadores para trocarmos experiências e, mais tarde, fundarmos a agência Pólvora. A visão no início, ainda incipiente, era de integrar a fascinante dinâmica da comunicação baseada no diálogo (two way) com a tradicional realidade corporativa (one way).
A missão foi árdua, porém muito válida: informar para os primeiros clientes e seu ecossistema que a comunicação na forma como conheciam cederia um enorme espaço para a mídia social. Na época, engenheiros, marqueteiros, médicos, vendedores e executivos foram impactados pelos nossos workshops e primeiras campanhas.
Os primeiros projetos
Mais do que visão, tivemos muita sorte em ter boas marcas nos apoiando nesta empreitada pioneira. A Pólvora começou suas atividades em 2008 com projetos pilotos a partir de empresas renomadas como TOTVS, Amadeus, InterSystems e Hospital Nove de Julho. Desenvolvemos estratégias de mídias sociais para a marca O Boticário para as campanhas Mamie Bella, Secrets e Dia do Consumidor, além de ações com influenciadores para a Fundação Grupo Boticário.
Trabalhamos para as dez principais marcas da 3M, entre elas: Post it, Littmann, Scoth, Scoth-Brite, Command, Nexcare. Elaboramos a campanha digital do lápis grip da Faber-Castell, com uso de realidade aumentada dentro do Facebook.
Projetos B2B
No segmento B2B, tivemos projetos emblemáticos. Um deles foi o Paciente Informado com a InterSystems. A partir de encontros promovidos com médicos, pacientes, empresários e influenciadores, promovemos o debate sobre este tema, a partir de São Paulo e em Salvador (BA), que até hoje gera polêmica.
Outro projeto muito bacana e que marcou a entrada da agência Pólvora no setor de Turismo foi o roadshow realizado junto com os executivos da Amadeus pelas principais capitais do Brasil. A ideia principal era divulgar a nova solução digital da companhia para agências de viagens e ao mesmo tempo apresentar a cultura das mídias sociais, ainda incipiente para a época.
De lá pra cá, já se passaram 15 anos. Dessa explosão digital uma onda de ideias surgiu, propagando e gerando novas histórias para contar. E isso é só o começo! Continue nos acompanhando nessa jornada. Até mais!
Mário Soma