Qual o estágio de comunicação da sua startup?

Qual o estágio de comunicação da sua startup?

Trabalhar com startups sempre exigiu da equipe Pólvora compreender em primeiro lugar qual é o estágio de evolução do negócio e a maturidade da comunicação da marca. Ganhamos muito conhecimento e aprendizado com startups ao longo dos nossos 13 anos e em função da experiência dos sócios.

A jornada é longa e o percurso é diversificado. Como decorrência da nossa experiência em comunicação e negócios, contribuímos de forma determinante na evolução da marca. Participamos ativamente em todo o ciclo, desde as ideias amadurecidas, passando por estudos de mercado, planejamentos, desenvolvimento de produtos e serviços, provas de conceito (POCs) e rodadas com investidores.

Somamos a parceria de crescer juntos com os clientes e o compromisso com os bons resultados, com base em nossa grande experiência em comunicação full digital.

A maturidade das startups exige realmente uma parceria efetiva. É preciso entender o que pode ser feito com o budget destinado em diferentes estágios e, quando necessário, mudar a estratégia. É preciso, por exemplo, ter o domínio para trabalhar com “branding”, “reputação”, “engajamento com a marca” ou “geração de leads”.

Enfrentamos situações bem adversas no cotidiano dos clientes. A startup tem equipe interna própria em comunicação ou precisa de um parceiro que encare o desafio com estratégia e time de profissionais? Como pensarmos juntos em um modelo de trabalho ideal que compreenda as necessidades estratégicas dos empreendedores e dos investidores? Como desenvolver uma comunicação com um budget gradativo?

De uma forma geral, os níveis de maturidade das startups incluem:

Evolução ou Operação

  • Perfil da startup: momento de começar a gerar receita.
  • Foco: buscar clientes e demonstrar quais os benefícios que o produto ou serviço oferece, seja no B2B ou no B2C.
  • Financeiro: chamar a atenção de investidores.
  • Comunicação: branding e reputação.

Maturação ou Tração

  • Perfil da startup: Momento de consolidar o modelo de negócio e crescer.
  • Foco: Aumentar a carteira de clientes e o faturamento.
  • Financeiro: ser bem sucedido na rodada com os investidores.
  • Comunicação: branding, reputação e geração de leads.

Autossustentação ou Scale-Up

  • Perfil da startup: É o auge. O momento de apresentar um aumento consistente em receita e um modelo sustentável para crescer.
  • Foco: Mostrar uma carteira robusta de clientes e consolidação do negócio.
  • Financeiro: saber negociar bem com os investidores de grande porte.
  • Comunicação: branding, reputação, engajamento com a marca e geração de leads.

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Da soma de expertises, ações integradas e parcerias bem alinhadas saem os grandes resultados. Para equacionar os objetivos estratégicos do negócio e elevá-los à máxima potência, é preciso estar lado a lado com o cliente.

A Pólvora é reconhecida no mercado como uma agência parceira que cresce junto com os seus clientes. Este é um de nossos diferenciais: conhecer a fundo o cenário atual do negócio e seus desafios para endereçar a comunicação mais assertiva. Adicione-se a isso mais de 118 marcas atendidas e centenas de projetos e campanhas desenvolvidas para empresas de médio e grande porte.

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