O que são touchpoints de uma marca? Essa é uma pergunta simples de responder e, na prática, complexa de operacionalizar, pois exige estratégia, visão, disciplina e análises.
Touchpoint é um ponto de contato que uma pessoa interessada em uma marca usa para acessar algum conteúdo que chamou a sua atenção.
Esses pontos de contato da marca precisam ser estruturados e bem organizados para realmente impressionar o interessado e incentivar a curiosidade em conhecer mais o negócio. Quando aplicado de forma eficaz, isso pode impulsionar a marca e aprimorar a estratégia de marketing para que a empresa prospere por proporcionar experiências positivas.
Portanto, identificar os pontos de contato da marca é o primeiro passo para criar um mapa de jornada e avaliar o perfil de quem acessa: curioso, lead, cliente, concorrente ou parceiro.
Principais touchpoints: website, landing pages, redes sociais, matérias ou artigos publicados em mídias tradicionais, e-mails, eventos e anúncios.
Trabalhar bem os touchpoints não é algo trivial. Exige uma estratégia bem desenhada e um alinhamento de campanha implantada com rigor. Quando isso acontece, os resultados aparecem.
Veja no exemplo a seguir uma campanha que a Pólvora desenvolveu para o cliente Evox, com sete touchpoints.
O caso de sucesso da Steel com a Evox, full IT Solution Provider com sólida experiência em projetos SAP, abordou o mesmo tema por diferentes touchpoints e pontos de vista, mas sempre conduzindo o visitante para a página com o vídeo do caso de sucesso da ASUG, que é a principal entidade do setor de atuação em SAP.
Foi uma campanha estratégica, alinhada com a visão do cliente e que comunica corretamente, por meio de uma jornada cuidadosamente planejada.
Você tem interesse em saber mais sobre touchpoints e como podemos ajudar a sua marca a se comunicar de forma correta e profissional? Agende um diagnóstico gratuito de 45 minutos com a gente! Conte com o apoio de uma equipe de comunicação digital completa, multidisciplinar e focada nos objetivos de negócio da sua empresa.
Mário Soma