Diversificar o mix de marketing digital é fundamental para aumentar a eficácia de uma estratégia que visa a conversão de leads em diferentes níveis de mercado, como o TAM (Total Available Market), SAM (Serviceable Available Market) e SOM (Serviceable Obtainable Market).
O mix de marketing digital é composto por diversas ferramentas e canais de comunicação, como SEO, anúncios pagos, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Ao diversificar o mix, é possível atingir públicos diferentes e alcançar uma maior variedade de canais de comunicação, o que aumenta as chances de sucesso na conversão de leads.
No TAM, que representa o mercado total disponível para determinado produto ou serviço, a diversificação do mix de marketing digital é importante para atingir um grande número de clientes em potencial. Nesse caso, a empresa precisa se concentrar em aumentar sua presença online e em estabelecer uma marca forte que possa ser facilmente reconhecida pelo público.
Já no SAM, que representa o mercado disponível para a empresa de acordo com suas capacidades e recursos, a diversificação do mix de marketing digital é importante para que a empresa possa segmentar seus esforços e se concentrar em atender às necessidades específicas de cada grupo de clientes. Nesse caso, é importante que a empresa entenda o comportamento de compra do público-alvo e se concentre em canais de comunicação relevantes para esses clientes.
Por fim, no SOM, que representa a fatia de mercado que sua empresa conquistou ou está mais próxima de conquistar, a diversificação do mix de marketing digital é importante para aumentar a fidelidade do cliente e manter a empresa na liderança de mercado. Nesse caso, é importante que a empresa continue a se comunicar com seus clientes por meio de canais relevantes e inovadores, ou mesmo ações 1-to-1 personalizadas, para manter sua posição de liderança
Recursos para determinar o tamanho do mercado
Embora você possa contratar empresas para fazer pesquisas de mercado, tente antes fazer pesquisas por conta própria, tanto para entender melhor o mercado e sua dinâmica, quanto para onde seu próprio negócio se encaixa. Aqui vão algumas dicas:
Análise e pesquisa online:
- Acompanhamento de analistas para entender o desempenho de um mercado de forma ampla;
- Observação de dados históricos e tendências gerais do mercado.
Relatórios financeiros:
- Conhecimento do desempenho dos concorrentes;
- Análise básica de SAM (Serviceable Available Market) e SOM (Serviceable Obtainable Market) nos concorrentes para ter uma noção de metas.
Conversa com pessoas do setor:
- Compreensão dos diferentes segmentos e seções transversais dentro da categoria geral;
- Identificação de públicos considerados particularmente “amigáveis”.
Ferramentas de pesquisa de mercado:
- Comparação de empresas;
- Entendimento das palavras-chave e pesquisas que os clientes usam para encontrar as empresas;
- Análise da presença online das empresas.
Ao considerar esses tópicos e conduzir uma pesquisa de mercado eficaz, você pode direcionar sua estratégia de marketing e tomar decisões mais assertivas.
Quer saber mais sobre marketing digital para os diferentes tipos de mercado? Faça seu diagnóstico gratuito conosco
Mário Soma
CEO