A importância do kick off para começar bem o novo contrato

A importância do kick off para começar bem o novo contrato

No futebol americano, o chute que inicia a partida é chamado kick off. O que nem todo mundo sabe é que esse esporte é sobre conquistar território, e a posição em que a bola toca o chão após o primeiro chute (seja pelo tackle ou na end zone) define a altura do início do ataque.

Quando estamos falando de marketing, kick off é sobre “avançar” na comunicação. É uma reunião que representa o pontapé inicial, um momento para alinhar o propósito e as expectativas de todos os envolvidos, além de identificar e compreender as reais necessidades da marca.

Afinal, o primeiro passo para agregar valor ao cliente é entender seu negócio e objetivos de marketing. As pessoas são diariamente expostas a uma avassaladora quantidade de anúncios e, na verdade, grande parte desse conteúdo não impacta o consumidor como gostaríamos, o que representa um enorme desperdício de tempo, habilidade e dinheiro. Você já parou para pensar por que isso acontece?

Agência parceira de negócios

Se a agência é um verdadeiro parceiro estratégico do negócio, o seu objetivo é garantir o sucesso do cliente. Por isso, antes de partir para o planejamento e desenvolvimento de uma linha editorial para começar a “mostrar resultados”, ela precisa entender os objetivos do negócio.

Dessa forma, alguns elementos precisam estar bem definidos. Dentre eles, a proposta de valor da empresa, o público alvo, as personas, o mercado, a oferta, os pontos fortes e o diferencial da comunicação e a percepção da marca pelo público.

O kick off serve exatamente para apresentar pessoas, compartilhar visões, definir papéis, prioridades, criar um calendário de execução e definir como será medido o sucesso de cada etapa. Com isso, todos os membros do time (cliente e agência) são inseridos dentro de um mesmo contexto, o que é o primeiro passo para garantir o sucesso da estratégia e evitar ações desnecessárias. 

Esse também é o momento ideal para que toda a equipe compreenda o processo, tire dúvidas sobre a execução das etapas, as metas e as ferramentas que serão utilizadas. Somente após todos esses pontos serem alinhados, será possível desenvolver uma estratégia e definir os indicadores de performance das campanhas e ações, e isso a torna uma etapa importante do processo de comunicação da marca.

Mais produtividade a partir do alinhamento

Como principais benefícios de um kick off bem feito temos o aumento da produtividade e eficiência da equipe. Com uma visão clara dos objetivos a serem alcançados, cada talento envolvido pode desenvolver suas habilidades com confiança e oferecer soluções alinhadas com os resultados esperados.

Ter clareza sobre o projeto, além de contribuir para uma estratégia mais realista, evita retrabalho, otimiza os recursos disponíveis e contribui para potencializar ganhos.

É verdade que muitos projetos falham pela falta de planejamento. O mesmo vale para o excesso de planos e baixo nível de entrega. Certamente, a estratégia pode mudar ao longo do tempo e, por isso, sprints periódicos deverão ser feitos para que a agência possa ajustar a comunicação e se manter alinhada aos objetivos e expectativas reais do cliente.

Ainda assim, o kick off é extremamente importante porque permite que todos os envolvidos na comunicação alinhem a visão dominante do projeto, que sempre será o Norte da comunicação, independentemente dos ajustes realizados. No marketing, assim como no futebol americano, um kick off bem feito nos deixa um passo mais perto do objetivo final.

Quer conhecer outros conceitos que contribuem para o sucesso da parceria cliente e agência? Então vamos agendar uma call de 30 minutos.