O desafio de comunicar para a indústria de TI

O desafio de comunicar para a indústria de TI

A indústria de Tecnologia da Informação geralmente traz uma complexidade extra para uma agência trabalhar. Além de ser dona de um glossário atípico, TI é um dos segmentos que evoluiu encadeado em “ondas”, com novidades recorrentes a todo momento. Das 118 marcas atendidas pela Pólvora, mais de 30% são de TI.

DataOps, contêineres na nuvem, 5G, SaaS, IaaS, PaaS, IoT, IA, BI, são alguns termos comuns para poucos entendedores. Ainda mais quando tudo isso precisa ser contextualizado num mercado repleto de marcas concorrentes. E que todos praticamente se comunicam da mesma forma.

A consultoria de comunicação trata de entender e colocar em perspectiva de planejamento informações importantes sobre a marca, ofertas e o mercado. Ou seja, quais diferenciais serão comunicados e a estratégia adotada para maximizar resultados.

Ciclo
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Para as marcas mais consolidadas, ao longo dos anos, notamos investimentos mais direcionados na linha do reposicionamento do negócio, em função das constantes mudanças geradas por fusões e aquisições, além de novidades no portfólio de ofertas, motivadas por tendências do mercado.

Nas médias empresas, o esforço segue na direção de campanhas de posicionamento e apoio no uso de estratégias digitais para a geração de leads. Com investimentos mais moderados, seja pela experiência em trabalhar campanhas, seja por entender melhor a velocidade dos resultados alcançados, hoje, os executivos já conseguem visualizar melhor em dashboards de performance a evolução do trabalho de comunicação e seu impacto nos resultados comerciais.

O trabalho de geração de leads por meio de campanhas tem sido crescente, assim como o aumento na frequência de webinars e projetos que envolvem influenciadores.

Foi possível perceber que ainda falta alinhar a integração das equipes comercial e de marketing para que o conhecimento das duas áreas gerem maior sinergia e somem esforços com a agência. Diante desse cenário, é inegável o valor agregado dos consultores de comunicação:

+ A agência consultoria traz uma visão externa necessária para quem está sentado do lado de dentro do negócio, que busca a transformação, porém ainda mantém conceitos pré-concebidos e encontra dificuldade em enxergar novas ideias e soluções.
+ Em situações estratégicas, a agência consultoria, contribui com a larga experiência adquirida em dezenas de outros projetos e campanhas, tornando-se uma peça-chave como agente de transformação.

  
Abaixo, identificamos algumas queixas ouvidas durante nossas prospecções por empresas insatisfeitas com os seus fornecedores:

A minha agência não entende o nosso negócio…
O trabalho de comunicação é bom, mas de fato não somos reconhecidos no mercado…
Queria uma agência que pensasse de forma mais estratégica a nossa comunicação…
 

Comece pelo negócio e não pela comunicação

 
Quando enfatizamos que conhecer profundamente o negócio do cliente é mais importante do que simplesmente criar campanhas ou projetos, nos referimos a entender o histórico completo da empresa, o mercado, o público-alvo, ciclo de vendas, ticket médio das ofertas e a concorrência. É ter condições para discutir num bom nível as melhores soluções, somando conhecimento e esforços.

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Se você atua na indústria de TI, reflita conosco:

Qual é o seu grau de satisfação com os resultados em comunicação?

Faz falta trabalhar com uma agência organizada, bem estruturada para atender as demandas atuais e futuras?

Sente falta de trocar ideias e receber sugestões assertivas para os desafios na comunicação e no marketing?

Agilidade e qualidade na entrega são importantes?

 
Você se identifica com o nosso conhecimento em comunicação? Então entre em contato conosco. Saiba que vamos te ouvir com muita atenção. Afinal, as melhores conversas surgem da soma de conhecimento e troca de ideias.

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