O fim dos “donos da verdade” no marketing digital

O fim dos “donos da verdade” no marketing digital

É difícil ser o dono da verdade em um ambiente escuro, sem luz. Esse é o desafio do ambiente digital atual, especialmente no segmento B2B, em que fenômenos como o dark social e o dark funnel obscurecem as trilhas antes iluminadas da jornada do cliente. A certeza de que um lead seguirá um caminho previsível até o clique, o download, ou o preenchimento de um formulário está se desvanecendo, forçando os profissionais de marketing a buscar lanternas para navegar na escuridão.

A significativa parcela de tráfego e conversas online que ocorrem no dark social desafia a capacidade dos profissionais de marketing de traçar com precisão a jornada do consumidor. Pierre Herubel destaca a natureza elusiva desse desafio: “O dark social é um desafio porque é difícil de medir, tornando complicado para os profissionais de marketing entenderem como seus conteúdos estão sendo consumidos e qual o impacto destes nos leads.”

A incerteza introduzida pelo dark social demanda novas ferramentas e estratégias de engajamento.

Evolução do branding e a perspectiva do consumidor:

A competição acirrada no espaço digital coloca em evidência a necessidade de estratégias de branding eficazes. Chris Walker expressa esta necessidade, afirmando que “O branding é mais importante do que nunca. Em um ambiente onde as opções são muitas e os canais são diversificados, destacar-se torna-se um desafio maior.”

Agora, as marcas devem buscar não só visibilidade, mas também ressonância e conexão com seu público.

A mudança do cold marketing para estratégias de conteúdo:

Os métodos tradicionais de cold marketing estão dando lugar a uma nova era de conteúdo que estabelece conexões verdadeiras e profundas com o público. Em vez de interromper, o objetivo é envolver-se em conversas significativas e fornecer valor de forma contínua, solidificando relações baseadas em confiança e relevância.

O tempo dos “donos da verdade” está passando, à medida que o marketing digital se adapta a um panorama incerto e em constante mudança.

O sucesso contemporâneo depende da habilidade de iluminar o desconhecido, compreender o comportamento oculto dos leads e responder com estratégias que respeitem a complexidade deste novo terreno.

Mario Soma

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Mário Soma
Mário Soma

Cofundador, CEO e Head B2B da Agência Pólvora

Há mais de 35 anos contribui com sua experiência em marketing digital e PR para ajudar empresas a atingirem seus objetivos estratégicos no segmento B2B.