Como a diversificação do mix de marketing digital pode ajudar a empresa em diferentes níveis de mercados

Como a diversificação do mix de marketing digital pode ajudar a empresa em diferentes níveis de mercados

Diversificar o mix de marketing digital é fundamental para aumentar a eficácia de uma estratégia que visa a conversão de leads em diferentes níveis de mercado, como o TAM (Total Available Market), SAM (Serviceable Available Market) e SOM (Serviceable Obtainable Market).

O mix de marketing digital é composto por diversas ferramentas e canais de comunicação, como SEO, anúncios pagos, redes sociais, e-mail marketing, entre outros. Ao diversificar o mix, é possível atingir públicos diferentes e alcançar uma maior variedade de canais de comunicação, o que aumenta as chances de sucesso na conversão de leads.

No TAM, que representa o mercado total disponível para determinado produto ou serviço, a diversificação do mix de marketing digital é importante para atingir um grande número de clientes em potencial. Nesse caso, a empresa precisa se concentrar em aumentar sua presença online e em estabelecer uma marca forte que possa ser facilmente reconhecida pelo público.

Já no SAM, que representa o mercado disponível para a empresa de acordo com suas capacidades e recursos, a diversificação do mix de marketing digital é importante para que a empresa possa segmentar seus esforços e se concentrar em atender às necessidades específicas de cada grupo de clientes. Nesse caso, é importante que a empresa entenda o comportamento de compra do público-alvo e se concentre em canais de comunicação relevantes para esses clientes.

Por fim, no SOM, que representa a fatia de mercado que sua empresa conquistou ou está mais próxima de conquistar, a diversificação do mix de marketing digital é importante para aumentar a fidelidade do cliente e manter a empresa na liderança de mercado. Nesse caso, é importante que a empresa continue a se comunicar com seus clientes por meio de canais relevantes e inovadores, ou mesmo ações 1-to-1 personalizadas, para manter sua posição de liderança

Recursos para determinar o tamanho do mercado

Embora você possa contratar empresas para fazer pesquisas de mercado, tente antes fazer pesquisas por conta própria, tanto para entender melhor o mercado e sua dinâmica, quanto para onde seu próprio negócio se encaixa. Aqui vão algumas dicas:

Análise e pesquisa online:

  • Acompanhamento de analistas para entender o desempenho de um mercado de forma ampla;
  • Observação de dados históricos e tendências gerais do mercado.

Relatórios financeiros:

  • Conhecimento do desempenho dos concorrentes;
  • Análise básica de SAM (Serviceable Available Market) e SOM (Serviceable Obtainable Market) nos concorrentes para ter uma noção de metas.

Conversa com pessoas do setor:

  • Compreensão dos diferentes segmentos e seções transversais dentro da categoria geral;
  • Identificação de públicos considerados particularmente “amigáveis”.

Ferramentas de pesquisa de mercado:

  • Comparação de empresas;
  • Entendimento das palavras-chave e pesquisas que os clientes usam para encontrar as empresas;
  • Análise da presença online das empresas.

Ao considerar esses tópicos e conduzir uma pesquisa de mercado eficaz, você pode direcionar sua estratégia de marketing e tomar decisões mais assertivas.

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Mário Soma
CEO

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Mário Soma
Mário Soma

Cofundador, CEO e Head B2B da Agência Pólvora

Há mais de 35 anos contribui com sua experiência em marketing digital e PR para ajudar empresas a atingirem seus objetivos estratégicos no segmento B2B.